Olá! Quarta Feira, 07 de Janeiro de 2009.


Dicas CódigoFonte.net
Terça Feira, 15 de Agosto de 2006

Codificando no FastReport

Como já mencionado nos artigos anteriores o FastReport oferece um ambiente para codificação de scripts, ou seja, código este que fica contido no próprio relatório e que interage com o mesmo.

Para demonstrar esse recurso, vamos abrir o exemplo feito no artigo passado e vamos alterar o relatório Relatorio1.fr3 para que quando o salário for menor que 60 mil Reais, o label seja impresso em vermelho. Abra o designer do fastreport e abra o modelo Relatorio1.fr3, conforme explicado nos artigo anteriores.

Clique sobre a banda Master e pressione F11, o object inspector do FastReport vai aparecer. Entre na guia Eventos e dê um clique duplo sobre o evento OnBeforePrint.

Automaticamente o FastReport abre o editor de código. Nesse Editor você pode escolher a linguagem do script, no nosso caso é PascalScript.

Codifique o evento conforme mostrado na Listagem 1.

procedure MasterData1OnBeforePrint(Sender: TfrxComponent);
begin
  if ( < 60000) then
     Memo6.Font.Color := clRed
  else
     Memo6.Font.Color := clBlack;
end;

Listagem 1 – Evento BeforePrint

Salve o relatório e execute a aplicação. O resultado será o visto na Figura 1.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real
Figura 1. Preview do relatório

Conclusão

Ao utilizar o FastReport conseguimos uma flexibilidade grande na questão de relatórios. Poder escrever código no próprio relatório, independente do executável é ótimo. Fica aqui minha sugestão, espero que esta série introdutória ao FastReport tenha despertado o interesse pelo mesmo. Abraço.


Conheça nosso parceiro:

Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login

Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:




Melhor Visualizado com
800x600 de Resolução

CodigoFonte.net » CodigoFonte.eti.br » Procurando o que comprar? » MeuMural.com.br » Todos os Direitos Reservados © 2002/2008

Procurando Notebooks, Câmeras Digitais, iPhones?

CompreDeTudo.com