Olá! Saturday, 02 de August de 2014.



Dicas CódigoFonte.net
Wednesday, 01 de October de 2008

O que são Gadgets e Widgets?

Quem nunca ouviu falar do termo Gadgets? E Widgets? Nos vimos cercados de sites que oferecem serviços e mini-aplicativos para colocarmos em nossos sites ou em nossos computadores. Alguns chamam de Gadgets e outros de Widgets. Vemos também sites falando de novos dispositivos (gadgets) tecnológicos.

Mas afinal, o que é um gadget e widget? Qual a diferença entre eles? Vamos ver?

Gadget

De acordo com a wikipedia, "Gadget é uma gíria tecnológica recente que se refere a, genericamente, um equipamento que tem um propósito e uma função específica, prática e útil no cotidiano".

A palavra gadget é de origem inglesa e significa "dispositivo" ou "invento".

Geralmente conhecemos como gadgets celulares, iPods, iPhones, tocadores de música, etc. Na internet, gadgets são conhecidos por oferecer serviços agregados para os sites dos usuários. Aqui no CódigoFonte.net oferecemos diversos gadgets para você colocar no seu site: Gadget de Mural de Recados, Gadget de Contadores de Acesso e de Cliques. Além de nós, o Google também oferece alguns gadgets.

Mas, um gadget não só fica preso a o ambiente Web, também pode ser agregado ao seu Sistema Operacional, ao exemplo do sidebar do Windows Vista, mas nem todos os S.O.s suportam a instalação de gadgets. 

Widget

Já um widget, que possivelmente é a fusão entre windows (janela) e gadget, é um componente com interface gráfica (botões, menus, janelas...) e que permite adicionar ao sistema operacional uma funcionalidade específica, por exemplo, widgets de relógio, previsão do tempo, etc.

Os widgets são de dois tipos: de baixo nível e de alto nível. Os de baixo nível, de acordo com a wikipedia, "são utilizados para a confeccção do sistema operacional e fazem parte do núcleo do sistema". Já os de alto nível "seriam os objetos finais propriamente ditos. Muitas vezes fazem referências a objetos de baixo nível fornecidos pelo comando do sistema operacional. Estes objetos são facilmente encontrados em bibliotecas de desenvolvimento (toolkit) ou em frameworks".

Agora conhecemos a diferença entre Gadgets e Widgats e suas aplicações. Espero que tenham gostado do artigo

Até a próxima pessoal.


Comentários do artigo [Novo comentário]

Amauri Barbosa da Silva Filho - 14 de October de 2008 - 14:14
o artigo é muito bom
parabéns
é 10
valeu
Josias Ramos - 23 de October de 2008 - 22:52
gostei muito do artigo. gostei tanto que vou colocá-lo no meu blog, espero que seja permitido, se não, me avise Emmanuel, para retirá-lo.
igo romero costa de souza - 20 de October de 2009 - 18:03
salve salve
oi queria saber como ter acesso a outros Widgets
para colocar no meu blog
flw
Maria de Lourdes Ribeiro - 27 de November de 2013 - 18:17
Boa informação!
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » CodigoFonte.eti.br » Compre De Tudo » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010