Olá! Sunday, 09 de August de 2020.



Dicas CódigoFonte.net
Tuesday, 12 de September de 2006

Conectando bancos de dados MySQL no ASP

O servidor de banco de dados MySQL não é mais uma exclusividade dos servidores Linux, nem da linguagem PHP. Com o MyODBC, um driver ODBC para acessar servidores MySQL, diversos programas e outras linguagens também podem usar essa poderosa ferramenta. Dentre eles, o Visual Basic, o Delphi, o Excel, o Cold Fusion e o ASP. São Muitas vantagens.

O MySQL é mais eficiente que o Access, portanto, o seu site pode ficar muito mais rápido sem que seja feita nenhuma alteração na programação. Além disso, se você desenvolve sites em diversas linguagens, não precisa criar bancos de dados duplicados (um no SQL Server, outro no MySQL, e outros) pois tudo pode ficar num só local, economizando tempo no desenvolvimento do site.

A seguir, você confere as informações para usar o MyODBC. Para testá-lo, instale em seu computador o servidor o MySQL Server - 12MB, para Windows 95/98/ME/NT/2000/XP, MyODBC - 1.5MB, para Windows 95/98/ME ou MyODBC 1.5MB para Windows NT/2000/XP, e o Personal Web Sever (servidor Web com suporte a ASP da Microsoft). Caso não esteja instalado no seu servidor, solicite a instalação desse driver ao suporte técnico do seu provedor de hospedagem.

Instalação:

Com o driver MyODBC já instalado, você precisa editar o código ASP para fazer a conexão com o servidor. Existem duas formas para acessar o servidor MySQL, uma com DSN (Data Sourse Name – Nome da Fonte de Dados) e outra sem. Veja como ela são feitas:

Conexão com DSN:

Antes de editar o código-fonte ASP, você precisa criar o DSN no ODBC para fazer a conexão com o banco de dados. Para isso, abra o Painel de controle do Windows e entre em Fonte de dados ODBC. Clique na aba DSN de sistema, dê Adicionar, selecione MySQL e dê OK.

Preencha o formulário, onde o Windows DSN Name é o nome que desejar (por exemplo, "bancodedados"). MySQL Host é o endereço do servidor, MySQL Database Name é o nome do banco de dados a ser acessado. User é seu nome de usuário e Password é a sua senha. Dê OK, digite o código abaixo no arquivo com_dsn.asp no editor de sua preferência e salve-o na pasta "c:inetpubwwwroot".

com_dsn.asp
<%
Set cnnDB = Server.CreateObject("ADODB.Connection")
cnnDB.ConnectionString = "DSN=bancodedados"
cnnDB.Open
%>


No script, o parâmetro “bancodedados” é o nome do DSN criado no ODBC. Abra o seu navegador e acesse o endereço http://127.0.0.1/com_dsn.asp. Se nenhuma mensagem for exibida na tela, a conexão foi realizada com sucesso. Caso contrário, serão informados os erros ocorridos.

Conexão sem DSN:

A principal diferença entre uma conexão com DSN e outra sem é quem neste segundo método as informações que você configurou no ODBC são digitadas diretamente no código ASP, sem nenhuma interfase do Windows.

Digite o código sem_dsn.asp num editor, conforme as configurações de seu servidor. A opção diver define o tipo de banco de dados, a server informa o endereço do servidor, a uid e a pwd os dados do seu usuário e a database seleciona o banco de dados. Salve-o arquivo na pasta “c:inetpubwwwroot” e acesse o endereço http://127.0.0.1/sem_dsn.asp no seu navegador.

sem_dsn.asp

<%
Set cnnDB = Server.CreateObject("ADODB.Connection")
cnnDB.ConnectionString = "driver=MySQL;server=127.0.0.1; uid=usuario; pwd=senha; database=banco_de_dados"
cnnDB.Open
%>


Glossário:

Sistema DSN:
O System Data Source Name (Sistema de Nome de Fonte de Dados) é um registro que armazena as informações necessárias para fazer a conexão com o banco de dados, tais como o tipo de banco de dados, o usuário e a senha. Com ele, a linha de conexão ao banco de dados do script ASP fica mais simples, já que essas informações são associadas a um nome (Nome de Fonte de Dados) e não precisam ser incluídas no script. Por outro lado, é necessário solicitar a configuração do DSN ao seu provedor de hospedagem, caso ele não tenha um painel de administração onde vc mesmo possa fazer as alterações.

ODBC:
Open Data Base Connectivity (ODBC) é uma aplicação que permite acessar banco de dados no Windows. Ela atua como um tradutor que faz a conexão entre os bancos de dados e os programas. A linguagem usada é o SQL. Assim, independente do tipo do banco de dados, os comandos de acesso aos registros serão os mesmos. Os tipos de banco de dados suportados no ODBC, no entanto, depende dos drives instalados.

fonte: retirado de diversos tutoriais da net

Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010