Olá! Saturday, 20 de July de 2019.



Dicas CódigoFonte.net
Friday, 07 de November de 2008

Como publicar sites no Visual Studio 2005

Olá Pessoal,

Hoje vou explicar como publicar uma página Web utilizando o Visual Studio 2005 professional com o ASP.NET 2.

Quando criamos um novo projeto Web e concluímos o desenvolvimento, precisamos a partir deste momento publicá-lo e atualizar o nosso servidor com os arquivos que foram modificados. No ASP.NET 1.1, quando publicávamos o nosso projeto, o Visual Studio 2003 criava uma única dll para o projeto web que continha todos os códigos escritos nos .aspx.cs de nossas páginas. No Visual Studio 2005, para fazer isto, temos que marcar algumas opções extras para simular esta mesma ação, mas eu não aconselho vocês fazerem isto. Como assim? Nesta versão do Visual Studio, podemos indicar que a IDE crie uma dll para cada página de nosso projeto, isto faz com que possamos atualizar em nosso portal apenas aquilo que realmente foi modificado, além de manter um controle melhor dos arquivos publicados.

Explicado esta pequena diferença, vamos agora iniciar a publicação de nosso projeto Web.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Veja que nesta imagem, temos a nossa Solution com apenas um projeto adicionado, mas lembrem-se que uma Solution pode ter vários projetos de diferentes tipos e linguagens.

Ao clicar no botão direito em cima do projeto, devemos selecionara opção "Publish Web Site", conforme mostra a figura abaixo.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

A janela que se abre, contamos com várias opções de configurações da publicação de nosso projeto, além da localização do projeto publicado. O próprio Visual Studio indica uma localização padrão, geralmente esta localização fica na mesma pasta onde se encontra o arquivo .sln (Microsoft Visual Studio Solution). Caso deseje modificá-lo, você pode clicar no botão "..." e escolher uma pasta que lhe agrade.

Abaixo deste campo, existem 3 opções que são importantes neste processo, são elas:

- Allow this precompiled site to be updatable - isto faz com que possamos modificar os arquivos .aspx de nosso projeto. Desmarcando esta opção, os arquivos .aspx continuam existindo, mas uma versão compilada do .aspx será gerada, impedindo a atualização manual. Aconselho deixar esta opção desmarcada, pois evita que modifiquem o html de sua página aspx

- Use fixed naming and single page assembles - esta opção é justamente aquela que falei no começo deste artigo. Quando marcada, o Visual Studio irá gerar uma dll compilada para cada arquivo de nosso projeto. Com isto, podemos apenas enviar para nosso cliente ou para o nosso FTP a dll do arquivo que foi modificado, sem que haja a necessidade de enviar uma dll grande que contenha todo o projeto.

- Enable strong naming on precompiled assemblies - deixe esta opção desmarcada, a não ser que você tenha um arquivo .key

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Logo após a configuração, clique no botão "OK" e aguarde a publicação concluir. Lembre-se que se por acaso você já tiver realizado esta precompilação e gerar uma nova na mesma pasta, o Visual Studio irá lhe alertar sobre uma versão precompilada existente, caso deseje excluí-la, clique em sim. Clicando em não, o processo de precompilação será cancelado.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Pronto. Agora seu projeto já foi publicado e pronto para ser enviado para seu FTP.

Espero que tenham gostado do artigo.

Até a próxima e sucesso a todos.


Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010