Olá! Sunday, 26 de January de 2025.



Dicas CódigoFonte.net
Thursday, 14 de October de 2010

Removendo o Cache de todos os componentes no ASP.NET

Olá Pessoal,

O ASP.Net oferece um esquema de Cache bastante interessante que podemos utilizar em nossos projetos, permitindo uma maior escalabilidade de nossas aplicações e um menor uso do banco de dados. Veja mais em ASP.NET Caching.

Temos a classe Cache e ainda a opção de "cachear" o resultado (ou output) de uma página web, definindo também o tempo que ela vai valer, neste caso usando a tag OutputCache.

[off-topic]Eu já vi isto também no PHP, com o Smarty, simplesmente maravilhoso :-)[/off-topic]

Mas o que quero explicar neste artigo é que na maioria das vezes vamos adicionando caches e mais caches na página e se você não se organizar, vai chegar um ponto em que nada mais vai ficar atualizado, porque estarão no cache.

Então, o que fazer nestes casos?

1 - Ou você se policia para que em algum momento exclua o cache, utilizando:

System.Web.HttpContext.Current.Cache.Remove("chave");

2 - Ou você pode criar uma página que limpa todo o cache de sua aplicação, automaticamente.

string currentKey= ""; System.Collections.IDictionaryEnumerator cacheContents = System.Web.HttpContext.Current.Cache.GetEnumerator (); while (cacheContents.MoveNext()) { currentKey = cacheContents.Key.ToString(); System.Web.HttpContext.Current.Cache.Remove(curren tKey); }

Bom, as duas opções podem ser consideradas, mas a que mais recomendo é a primeira, pois a segunda tem que ser utilizada apenas em último caso, quando não há outra alternativa.

A grosso modo, é o modo "gambiarra" de resolver hehehe

Fica a dica pessoal ;-)

Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010