Olá! Sunday, 17 de February de 2019.



Dicas CódigoFonte.net
Tuesday, 26 de December de 2006

Bloqueando a estação via código

Você já pensou em quantas vezes, durante a jornada de trabalho, é obrigado a pressionar CTRL+ALT+DEL para “lokar” a sua estação, quando precisa se afastar para ir ao banheiro ou tomar aquele cafezinho quentinho no corredor? Várias vezes, não é verdade?

Infelizmente, a Microsoft esqueceu de colocar este recurso a distância de um clique do mouse, como fez com o ícone de desktop incluído na barra de acesso rápido, equivalente aos atalhos Winkey+M e Winkey+D. Uma ausência frustrante, dada a periodicidade com que este recurso é executado e ao fato do Windows primar por suas características cada vez mais amigáveis.

É claro que como bons escovadores de bits, não iremos aguardar a chegada do Windows Longhorn para verificar se esta facilidade foi adicionada. Demonstraremos como implementá-la com poucas linhas de código usando C#.

Para travar a estação, utilizaremos o método da API LockWorkStation presente na biblioteca user32.dll . Basta uma simples chamada a esta função, sem a passagem de qualquer parâmetro, para bloquear a estação.

O código completo da aplicação do tipo Console Application em C# pode ser visto a seguir:

using System; using System.Runtime.InteropServices; namespace TravaEstacao { class Class1 { // LockWorkStation [DllImport("user32.dll", SetLastError=true) ] public static extern int LockWorkStation (); [STAThread] static void Main(string[] args) { LockWorkStation (); } } }

Extremamente simples, não é verdade? E o melhor é que este código pode ser portado para qualquer linguagem que suporte chamadas a API, como VB.NET, VB 6, Delphi, C++ e etc.

Alguns pequenos ajustes ainda são necessários para tornar nosso programa realmente útil. Em primeiro lugar, vale a pena modificar o ícone da aplicação. Para tanto, siga este roteiro:

1. No menu Project, clique na opção Properties.
2. A caixa de diálogos de propriedades será exibida. Clique em General.
3. Selecione o ícone desejado através da propriedade Application Icon.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real
Figura 1 - Alterando o ícone da aplicação

4. Após selecioná-lo, clique no botão Ok.
5. Recompile o programa para que o executável seja recriado usando o ícone escolhido.

Por fim, localize o executável via Windows Explorer e arraste-o até a barra de início rápido. Pronto! A partir de agora, basta um clique de mouse para bloquear sua estação.

Por Cláudio Ralha
[email protected]

Comentários do artigo [Novo comentário]

RICARDO BASSMAN - 02 de September de 2012 - 01:46
Nossa! se for para reavivar o Pc, é melhor deixar o Pc e o monitor ligado direto...kkk..é mais simples não!?
Além do mais, Ctrl+Alt+Del é muito simples tbm.
vlw
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010