Olá! Tuesday, 17 de September de 2019.



Dicas CódigoFonte.net
Tuesday, 21 de October de 2008

Parametros de Array no C#

Olá Pessoa, como vão?

Como sabemos, quando criamos métodos no c# (ou em outras linguagens), podemos adicionar um número enorme de parametros em sua definição. Mesmo não sendo uma boa prática (que tal usar classes?), esta tarefa pode se tornar um pouco complicada quando não temos uma noção da quantidade de parametros que queremos passar. Como assim?

Imaginemos o seguinte cenário:

Precisamos de um método que faça o trabalho de somar números, passando em seus parâmetros os números que eu desejo. Então, teríamos o seguinte código:

private int SomaNumeros(params int[] numeros) {     int resultado = 0;     foreach (int x in numeros) {         resultado += x;     }     return resultado; }

Veja que na declaração dos parâmetros, adicionamos um modificador chamado "params". Além disto, dizemos que ele irá receber um array de inteiros e este array não tem um tamanho fixo.

Esta ação faz com que este método SomaNumeros possa receber quantos valores desejarmos e inclusive um próprio array de números.

Então, podemos usar nosso método SomaNumeros destas formas:

int minhaSoma = 0; // passando os nossos valores como parâmetro minhaSoma = SomaNumeros(2, 2, 3, 4); // resultado é 11 // ou passando como parâmetro um array de inteiros int[] x = {2, 2, 3, 4}; minhaSoma = SomaNumeros(x); // o resultado também é 11

Simples não? Veja que para este exemplo, criamos uma lógica bem simples de soma de números, mas você pode criar arrays de objetos ou qualquer outra coisa e manipulá-los dentro de seu método.

Bom pessoal, espero que tenham gostado do artigo hoje.


Até a próxima.


Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010