Olá! Sunday, 26 de May de 2019.



Dicas CódigoFonte.net
Monday, 24 de March de 2008

Evitar que a aplicação trave ao executar um processo grande

Olá Pessoal,

Já devemos ter precisado executar um comando muito grande e, para ficar mais amigável ao usuário, colocar uma barrinha de progresso, para avisá-lo em que estágio de processamento está.

Porém, nos deparamos com um pequeno problema: Nossa aplicação fica travada enquanto executa o comando!! Como resolver isto?

Existe um método chamado Application.ProcessMessages; que força a aplicação processas as mensagens do sistema operacional, como por exemplo a exibição correta do form. Com isto, não só o form é visualizado corretamente, mas também nossa barrinha de progresso funciona perfeitamente. :D

Vejamos um exemplo simples:

Digamos que tenhamos um ADOTable com vários registros abertos e vamos percorrer um a um:

ADOTable1.First; while not (ADOTable1.Eof) do begin lblStatus.Caption := 'Processando registro...'; // exibimos alguma mensagem Application.ProcessMessages; // chamados o método que força o SO a desenha a janela ADOTable1.Next; // pula para o próximo registro da tabela end;

Pronto. Agora é só você implementar uma barra de progresso e colocar mais algumas perfumarias (objetos que deixam a cara do formulário mais amigável para o usuário) caso seja necessário :)

Até a próxima pessoal.

Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010