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Wednesday, 01 de November de 2006

Blokinhos MX - Criando um jogo.

Olá Pessoal...
Vamos começar hoje uma sequência de 4 Tutoriais para a criação de um joguinho. Aposto que você já pensou em montar um certo?

Acesse este link: http://www.ciadedancapam.com/jogo , para visualizar o projeto final.

Iremos tratar de vários códigos do Action Script, mas todos estarão sendo comentados para que vocês possam enternder. Para montar esse joguinho será necessário uma pequena familiaridade com o FLash.

Vamos lá...

1º - Primeiro de tudo crie uma nova camada, nomeie a camada de baixo como Objetos e a de cima como Ações. Monte a página inicial, aquela que será a apresentação do seu game. Ela pode ser da forma que você quiser desde que nela tenha um botão que irá iniciar o jogo, com o seguinte código:
on (release) { nextFrame(); stopAllSounds(); }
//Significa que ao clicarmos nesse botão ele chamará o próximo Frame e também estará dando um STOP no som (que criaremos abaixo).

Ainda no primeiro Frame desta camada coloque o código abaixo:

stop(); MeuSom = new Sound(); MeuSom.attachSound("entrada"); MeuSom.start(1,100); // posição (1) e loop (100) MeuSom.setVolume(70);
//aqui estamos deixando o quadro parado com o comando STOP, e logo abaixo estamos criando um Objeto de som para tocar enquanto se passa a apresentação do seu jogo.

NOTA:Tente fazer a apresentação do seu jogo em apenas um frame. Use um MovieClip que facilita.

2º- Agora Vamos para o segundo frame da Camada objetos, crie nela os objetos abaixo: (seguindo a mesma ordem)

1- fundo (design do seu jogo)
2- um circulo que será a bolinha do jogo
3- uma linha na vertical do tamanho da parede onde a bolinha irá bater.
4- uma linha na Horizontal do tamanho do teto onde a bolinha também irá bater.
5- uma figura na horizontal que será o objeto de comando do jogador, que irá evitar que a bolinha caia e perca ponto.
6- Desenhe um retângulo pequeno que será os bloquinhos.
// A cada item acima selecione um por vez e transforme-os em movieClip pressionando F8
// coloque um nome de instância na barra de propriedades a cada item acima de acordo com a numerção designada abaixo;


1-Não Precisa...
2-circulo
3-parede1
4-teto
5-solo
6- a


NOTA: para o item 3 selecione-o e aperte ctrl+d para duplicá-lo e nomeie esta instância como parede2 e coloque-a na outra parede do seu jogo. Faça o mesmo para o itêm 4 e de o nome de instância de fim.
Já no itêm 6 faça várias duplicações até chegar ao número de 15 blocos na tela, dê o nome de instância para cada um em ordem alfabética.

3º Agora vamos criar os campos de texto que irão marcar a pontuação. Selecione a ferramenta de texto e na barra de propriedades selecione (texto estático ou static text), e escreva:

7- Pontos
8- Bônus
9- vidas.


4º Agora com a mesma ferramenta de texto mude na barra de propriedades para (texto dinâmico ou dinamic text) e crie quatro campos com nome de variáveis:

10- pontos
11- bônus
12- vidas
13- mens


NOTA2: (as variáveis são alteradas também na barra de propriedades).

NOTA3: A forma como será distribuido esses objetos na tela vai depender de você, você cria o seu layout, desde que todos esses elementos estejam no segundo frame da camada objetos.

Por hoje é só...
Qualquer dúvida me mande um e-mail: [email protected], ou poste comentários.
Abs até a parte 2 dessa matéria.

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