Olá! Monday, 29 de May de 2023.



Dicas CódigoFonte.net
Monday, 27 de November de 2006

Blokinhos MX - Pat.2

Olá pessoal, vamos hoje a segunda parte desse Tutorial...

1º - Ainda fazendo o Design do jogo, na camada Objetos, selecione o frame 11 e pressione F6, será criada uma "cópia" do Frame 2 (está certo), más nesse novo frame (11) retire os seguintes objetos:

1- Blocos 2- Circulo 3- Solo
//essa tela será a tela final onde irá mostrar a soma dos Pontos com o Bônus no campo Total (iremos criá-lo agora) então esses objetos não serão necessários.

Pegue agora os campos de textos: Pontos e bônus (dinâmicos e Estáticos) que estão na parte de cima e coloquem-os no meio do palco (onde achar melhor), na barra de ferramentas selecione a ferramenta de texto e crie um campo de Texto Dinâmico com o nome de váriavel total e um campo de texto Estático escrito: Total de pontos.

Ainda nesse palco crie 2 botões:
- Inicio e Jogar de novo //para criar um botão basta selecionar a ferramenta texto estático com os nomes citados acima, clique com o botão direito do mouse em um de cada vez, selecione a opção e depois a opção Botão.

//Depois de feito isso clique 2x nesses botões (um de cada vez), irá aparecer uma tela com 4 quadros e três deles estarão em branco, pressione F6 nos quadros em branco para ser criada uma "cópia", no ultimo frame pegue a ferramenta retângulo e selecione o nome do botão inteiro (apenas o nome).

//No segundo frame, clique encima do nome do botão e selecione uma cor de sua prefência, essa cor aparecerá quando o mouse passar por cima do botão. Pronto os botões estão criados e configurados.

4º - Agora na camada Ações, pressione também F6 na camada 11. Po enquanto nessa camada é só.

5º - Escolha 2 músicas e importem-as para a bliblioteca do seu arquivo, uma dela deve ter o nome de: entrada e a outra com o nome de siren. A entrada será a música de fundo e siren a música que será executada quando o circulo tocar nos blocos.
//PARA QUEM USA O FLASH 8 - Abra a biblioteca (ctrl + l) e clique com o botão direito do mouse encima das músicas (uma de cada vez) e escolha a opção "linkage", na tela que se abre selecione a opção "Export for ActionScript", automaticamente a segunda opção será ativada, dê OK.

//PARA QUEM USA O FLASH 6 - Abra a biblioteca (ctrl + l) e clique com o botão direito do mouse encima das músicas (uma de cada vez) e escolha a opção "Vinculação", na tela que se abre selecione a opção "Exportar para ActionScript", automaticamente a segunda opção será ativada, dê OK.

OBS: O codigo que chamará a música siren, virá no próximo Tuto, a música entrada já deve funcionar quando se pressionar ctrl+Enter.

NOTA: Nesse exemplo iremos colocar esses nomes de músicas, mas depois caso queiram mudar elas devem ser alteradas no código também.

NOTA1: Essas informações de hoje foram apenas para finalizarmos a parte de layout do jogo, nos próximos 2 tutorias estarei passando os códigos em seus devidos objetos, caso tenha alguma dúvida me mande um e-mail ([email protected]) para que não haja nenhuma duvida e para que o jogo saia certinho.

NOTA2: Os códigos que serão passados poderão ser usados em enes atividades que vocês queiram fazer com o Flash, então sigam corretamente as informações passadas para que vocês tenham um exemplo para ser utilizado em outra ocasião.

Não esqueça de salvar seus arquivos.

Abs...Até o próximo Tuto.

Rafael Alves
[email protected]

Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010