Olá! Thursday, 24 de May de 2018.



Dicas CódigoFonte.net
Tuesday, 02 de December de 2008

Pre-loader real em AS 2 [1 de 2]

Neste artigo vamos criar um pre-loader "real".

Uma das melhores formas de se trabalhar no Flash, num site por exemplo, é ter um arquivo principal e nele carregar outros arquivos secundários. O pre-loader ficará no arquivo principal e ele carregará os outros.

Vamos começar desenhando os objetos e depois codificamos.

Barra de carregamento e conteiner:

 

Crie um retângulo do jeito que preferir no 1º frame do filme, de preferência que se pareça com uma barra de carregamento, transforme-o em Movie Clip* e escolha o Registration Point no ponto à esquerda.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

O campo "Name" é o nome do Movie Clip  na biblioteca do Flash, eu particularmente gosto de colocar um prefixo "mc_" ( de Movie Clip) mais o nome.

Depois disso crie um retângulo maior e também o transforme em um Movie Clip, ele será o conteiner dos arquivos carregados.

* Pra transformar alguma forma/desenho num Movie Clip é só selecioná-lo e apertar F8 ou clique-inverso e "convert to symbol..." e depois selecionar Movie Clip.

ActionScript:

Dê o um nome de instância para os nossos 2 Movie Clips, sendo "bar_mc" e "conteiner_mc", nesse caso eu usei o "_mc" como sufixo porque o Flash completará os códigos, mostrando funções e propriedades de um Movie Clip.

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Se essa barra (Properties) não estiver a mostra, Ctrl + F3.

Agora o código que deverá entrar no primeiro ( e de preferência nosso único ) frame.

  1. _root.bar_mc._xscale = 0;
  2. var arquivo = 'http://www.codigofonte.net/img/topo_n.jpg';
  3. var conteiner =_root.conteiner_mc;
  4.  
  5. var ml:MovieClipLoader = new MovieClipLoader();
  6. var ouvinte:Object = new Object();
  7.  
  8. ouvinte.onLoadProgress = function(target:MovieClip, bytesLoaded:Number, bytesTotal:Number):Void
  9. {   
  10.     _root.bar_mc._xscale = bytesLoaded / bytesTotal * 100;
  11. }
  12.  
  13. ouvinte.onLoadInit = function(target:MovieClip) :Void
  14. {
  15.     trace("Arquivo carregado com sucesso");
  16. }
  17.  
  18. ml.addListener(ouvinte);
  19. ml.loadClip(arquivo, conteiner);

Na segunda parte seguem as explicações linha a linha desse código.

Até lá.


Comentários do artigo [Novo comentário]

Helon Lopes - 08 de April de 2010 - 12:53
quero saber qual o progrma q eu posso criar esse Flash qui do exemplo pra mim fazer meu pré- loader ?
marlyce oliveira da silva - 13 de April de 2012 - 03:03
AINDA ESTOU COM DÚVIDAS
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010