Matéria: Inclusão de arquivos
Uma técnica muito comum no desenvolvimento em PHP é usar as funções include() e require() para modularizar o layout de sites, guardando partes de um site em arquivos diferentes, como um arquivo só para guardar o HTML para banners, menus e outros. Dessa forma se algo precisar ser mudado só será necessário mudar em um lugar.
O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um outro script PHP, como uma biblioteca de funções ou algo similar, que são:
Que também podem ser escritas assim:
Os dois tem quase a mesma função - um (include) inclui o conteúdo do arquivo especificado (seja um script PHP ou um arquivo HTML normal) e o outro (require) requer que o arquivo especificado seja incluído. Se esse arquivo por algum motivo não puder ser incluído, um erro aparecerá na página.
Além dessas funções descritas acima existem as funções similares: include_once e require_once, que servem para ajudar num problema comum na programação em PHP, que é incluir o mesmo arquivo várias vezes no mesmo script (o que faz com que um erro apareça na tela).
Se você queria que aparecesse outro arquivo é só colocar essas tags do PHP que ela aparecerá, lembrado que pode ser qualquer tipo de arquivo tipo *.html, *.php, *.cgi, *.dat, *.data, *.txt sendo os mais usados o *.php e *.html.
Além disso você poder criar seus próprios arquivos (como por exemplo *.site) pois só será mostrado o HTML no navegador, ao menos que o visitante saiba qual extenção esta sendo utilizada e chamar o arquivo diretamente pelo navegador, sendo assim, mostrará seu conteudo.
Exemplo prático (lateral direita, centro, lateral esquerda):
Título
Bastando apenas salvar como *.php (onde * é o nome do arquivo que você escolher) e ver o resultado, depois para fazer as outras páginas é só usar esse mesmo estilo de página, apenas trocando a tag do meio (onde fica o include do 'centro.php'), lembrando que as páginas devem estar no mesmo diretório.
Abraços,
Emilio n. (
[email protected]) - (www.lararodrigues.tk)