Olá! Sunday, 28 de February de 2021.



Dicas CódigoFonte.net
Wednesday, 18 de May de 2005

Verificando a existência de arquivos ou diretórios no PHP

Olá Pessoal, tudo bem?

Hoje vou ensinar algo bem simples, mas que é de grande valia para todos os desenvolvedores. Como verificar se um arquivo existe ou diretório, antes de excluí-lo?

Bom, vamos por partes.

Para verificar se um arquivo existe, devemos fazer uma condição e ao mesmo tempo utilizar uma função existente no PHP. Seu nome é file_exists(), esta retorna TRUE, caso encontre o arquivo, do contrário retorna FALSE.

Segue o código:
if(file_exists("CAMINHO/PARA/ARQUIVO.txt")) { echo "O arquivo já existe"; } else { echo "não foi possível encontrar o arquivo"; }

Neste código, na sua primeira linha, estou fazendo uma condição: SE O ARQUIVO (caminho para seu arquivo no servidor) EXISTIR, imprimo "o arquivo já existe", SENÃO imprimo "não foi possível encontrar o arquivo". Simples não acham?

Agora vamos para as pastas:

Para verificar se um diretório existe, utilizaremos como auxílio uma função do PHP, seu nome é is_dir, que verifica se o parâmetro passado é um diretório no servidor.

Segue o código:

if(is_dir("C:/Server/htdocs/teste")) { echo "diretório encontrádo"; } else { echo "não foi possível encontrar o diretório ou este é um arquivo"; }

Simples não acham?

Por hoje é só. Até mais.

Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010