Olá! Sunday, 24 de October de 2021.



Dicas CódigoFonte.net
Sunday, 30 de April de 2006

Introdução ao PHP-Nuke

Aprendendo a instalar e configurar o PHP-Nuke


Introdução

O que é o PHP-Nuke ?

O que é PHP-Nuke PHP-Nuke é um sistema automatizado de notícia projetado especialmente para ser usado em Intranets e Internet. O administrador tem o controle total de seu Web site, usuários registrados, e terá em mãos um conjunto poderoso de ferramentas para manter um ativo e um Web site interativo e usando 100% banco de dados. PHP-Nuke tem suporte a 22 linguagens, entre elas podemos citar Portugues.

O que é necessario para rodar o PHP-Nuke ?

Para poder usar PHP-Nuke você necessita um server do computador, da base de dados de MySQL, o web server de Apache, e PHP instalado.

Apache: http://www.apache.org

MySQL: http://www.mysql.com

PHP: http://www.php.net

Exemplos de sites que utilizam PHP-Nuke:

http://www.linuxzone.com.br e

http://www.linuxsecurity.com.br

Como instalar o PHP-Nuke?

Primeiramente entre em www.phpnuke.org entre na seção downloads e faça o download do arquivo PHP-Nuke ( Atualmente a versão se encontra na 5.0 ). Depois de ter feito o download.. basta você descompactar o arquivo se vc tiver utilizando o linux:

tar xzvf nomedoarquivo.tar.gz

Se você estiver utilizando Windows pegue o programa, winrar em: www.rarsoft.com e descompacte pelo mesmo.

Depois de ter descompactado é hora de mandar os arquivos que estão contiidos na pasta (html) para o servidor. Bom vale a pena lembrar que o PHP-Nuke necessita do mySQL instalado. Depois de ter mandando os arquivos para o servidor e hora de configurar o config.php

$dbhost = "localhost"; $dbuname = "username"; -> user name do FTP $dbpass = "password"; -> senha do FTP $dbname = "username"; -> nome da tabela geralmente o nome do dominio. Ex: superphp $sitename = "Nome do Site"; $nuke_url = "http://www.seusite.com.br"; -> Url do site $site_logo = "logo.gif"; -> url do logotipo $slogan = "SuperPHP - Portal Brasileiro de PHP"; -> slogan $startdate = "June 2001"; -> Data de inicio do projeto $adminmail = "[email protected]"; -> email $anonpost = 1; $Default_Theme = "Slash"; -> Theme Padrão. Caso quiser utilizar outro theme é so mudar o nome. Ex: RedHat $foot1 = ""; $foot2 = ""; $foot3 = ""; $foot4 = ""; $commentlimit = 4096; $anonymous = "Anonymous"; $site_font = "Verdana"; -> Fonte Padrão $minpass = 5; $pollcomm = 1; $backend_title = "Descrição"; $backend_language = "pt_BR"; -> linguagem $backend_image = "http://www.site.com.br/logo.gif"; $backend_width = 88; $backend_height = 31; $language = "portuguese"; -> idioma linguagem $locale = "pt_BR"; -> localização

Essas são as principais linhas de configuração.

Depois de ter feito tudo isso de chmod 666 em todos os arquivos e chmod 777 em todos os diretórios.

Agora vamos configurar o Banco de Dados.

Para usuários experientes:

1) Crie uma DB chamada nuke:
mysqladmin create nuke

2) Agora preencha a DB com as tabelas que estão no arquivo nuke:
mysql nuke < nuke.sql

Para usuários leigos:

Sugiro a vocês a instalar o phpmyadmin. Se você não tem o phpmyadmin leia o nosso tutorial sobre o mesmo. Caso você ja tenha o instalado basta seguir os passos abaixo:

1) Entre no phpmyadmin e faça o upload do arquivo nuke.sql que se encontra na pasta (sql),

2) Depois de ter feito isso você pode observar, que ele criara todas as db que o mysql necessita. Pronto agora o processo de configuração do PHP-Nuke ja acabou.

Agora entre em:

www.seusite.com.br/admin.php

Login: God senha: Password

Pronto agora basta o configurar o seu portal de acordo com as suas necessidades. Para maiores informações sobre o PHP-Nuke visite: www.phpnuke.org


Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010