Olá! Monday, 30 de November de 2020.



Dicas CódigoFonte.net
Tuesday, 28 de August de 2007

Transforme páginas HTML em PHP, sem trocar a extensão!

por Marcos Elias

Quem tem um site em HTML estático, seja feito manualmente ou com editores como o FrontPage, Dreamweaver, etc., pode sentir o peso do trabalho quando precisar usar recursos em PHP. Você precisaria renomear as páginas para ".php" em vez de ".html" ou ".htm", e atualizar todos os links para elas. Dependendo do tamanho do site, seria algo bem tedioso :(

Salve .htaccess! O arquivo modificador de configurações do Apache, válido e ativo na grande esmagadora maioria dos servidores web. A dica é fazer o servidor tratar os arquivos de extensão ".html" ou ".htm" como se fossem páginas PHP, ou seja, processando os scripts deles.

Crie um arquivo de texto em branco, e digite (ou cole) estas duas linhas:

AddType application/x-httpd-php htm
AddType application/x-httpd-php html

Salve-o com o nome ".htaccess" na pasta raiz do seu site, e publique-o. É só isso!

Cuidado com o nome do arquivo, caso você nunca tenha usado. Ele começa com um ponto e não tem extensão. No Linux/Unix ficará oculto, devido começar com um ponto. Para exibi-lo no seu gerenciador de arquivos local, por exemplo, pode ser necessário pedir para mostrar os arquivos ocultos.

Uma vez dentro da pasta raiz, ele vale para a pasta atual e para todas as subpastas.

Se você já usou o .htaccess alguma vez e já tem ele configurado, então não crie um novo: edite o antigo, adicionando estas duas linhas nele.

Fazer isso "transformará" suas páginas HTML em páginas PHP sem precisar renomear os arquivos.

Tecnicamente você poderia usar a extensão que quiser, eu por exemplo, gosto de usar .MEP (as iniciais do meu nome). Mas alguns servidores não registram corretamente o tipo mime ao usar uma extensão diferente, e alguns navegadores podem acabar por mostrar o código-fonte da página, em vez do conteúdo HTML renderizado.

Se seu servidor não reconhecer o .htaccess, pode ser necessário configurar o Apache manualmente (caso você tenha acesso à administração do servidor) ou entrar em contato com o suporte, nos planos de hospedagem compartilhada (que vem a ser o caso da maioria). Mas como sempre, antes de entrar em contato com o suporte, certifique-se de que o arquivo .htaccess esteja salvo corretamente na pasta do seu site.

Bom trabalho!

Comentários do artigo [Novo comentário]

Brazil uCoz - 20 de June de 2009 - 21:09
bom saber disso. vou ver se funciona no site da uCoz
Herbert Athayde de Souza - 18 de June de 2012 - 12:51
Boa Tarde!

Não entendí como salvar o arquivo, no meu caso blogger, será que é só copiar e colar AddType application/x-httpd-php htm
AddType application/x-httpd-php html . Colar em que tag?. Pelo que você está podendo ver o meu nível é menos que básico! mas no cadastro não tinha outra opção!. Estou na verdade querento ativar o gzip e me disseram que teria que fazer primeiro a dica acima. Não ficarei chateado se não puderem responder!.

Grato!
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010