Saturday, 21 de May de 2005
Os arquivos texto são usados a bastante tempo para armazenamento de informações. É considerado útil o armazenamento desses dados em TXT’s, porém eles não indicam se esses dados fazem parte de uma ou mais tabelas, o que cada campo significa.
O XML atende uma falha causada pelos arquivos textos, mostrando no arquivo o nome da tabela, seus campos, conjunto de caracteres do documento e os dados organizados por campos da tabela.
XML
O XML é um padrão de armazenamento de dados em um formato de texto simples, o que significa que ele também pode ser aberto em qualquer compudador. Um documento XML é formado por várias partes diferentes. As partes mais importantes são os elementos XML que contêm os dados reais para o documento.
Elementos XML
Os elementos XML são formados por tag de abertura “”, sendo o mesmo para tag de fechamento “[/cf]</elemento>[/cf]”
Exemplo:
Palio
Você deve ter tido lembranças do HTML. Na verdade o HTML e o XML compartilham muito a mesma sintaxe. Na verdade a grande diferença é que o XML não possui número determinado de elementos. Nós escolhemos os nomes dos nossos elementos e não há limites quanto ao número de elementos que podemos ter.
Atenção: XML apensar do diferente nome não pode ser confundido com uma linguagem de programação. É um padrão para linguagens de definição (conhecidas como aplicativos XML).
Elementos também podem conter outros elementos, assim poderíamos alterar este elemento para incluir a marca do carro; além do motor adicionando dois subelementos:
Fiat
1.6
Atributos
Alem de armazenar dados no corpo do elemento, podemos também armazenar dados dentro de atributos que são acrescentados juntamente com a tag de abertura de um elemento. Os atributos tem um formato:
nome: “valor”
O valor do atributo deve vir envolto em aspas simples ou duplas.
Exemplo:
E o que é RSS?
Você já deve ter visto em grandes sites um símbolo com a sigla RSS. Já é possível você ter acesso às atualizações de um site, sem ter que acessa-lo manualmente. Não é você que corre atrás da noticia e sim ela atrás de você.
Mas o que isso tem a ver com XML? Tudo! Para isso acontecer o site deve gerar um código XML com o conteúdo, e você só deve ter um agregador de RSS (interpretador).
Fontes:
- http://www.weblivre.net
- trechos de Thiago Cruz, graduando em Administração de Sistema de Informação e certificado pela Microsoft.
Por hoje é só galera.
Até mais.
Emmanuel
Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o
login