Olá! Wednesday, 13 de November de 2019.



Dicas CódigoFonte.net
Saturday, 21 de May de 2005

XML ou arquivos texto?

Os arquivos texto são usados a bastante tempo para armazenamento de informações. É considerado útil o armazenamento desses dados em TXT’s, porém eles não indicam se esses dados fazem parte de uma ou mais tabelas, o que cada campo significa.

O XML atende uma falha causada pelos arquivos textos, mostrando no arquivo o nome da tabela, seus campos, conjunto de caracteres do documento e os dados organizados por campos da tabela.

XML

O XML é um padrão de armazenamento de dados em um formato de texto simples, o que significa que ele também pode ser aberto em qualquer compudador. Um documento XML é formado por várias partes diferentes. As partes mais importantes são os elementos XML que contêm os dados reais para o documento.

Elementos XML

Os elementos XML são formados por tag de abertura “”, sendo o mesmo para tag de fechamento “[/cf]</elemento>[/cf]”
Exemplo:

Palio

Você deve ter tido lembranças do HTML. Na verdade o HTML e o XML compartilham muito a mesma sintaxe. Na verdade a grande diferença é que o XML não possui número determinado de elementos. Nós escolhemos os nomes dos nossos elementos e não há limites quanto ao número de elementos que podemos ter.

Atenção: XML apensar do diferente nome não pode ser confundido com uma linguagem de programação. É um padrão para linguagens de definição (conhecidas como aplicativos XML).

Elementos também podem conter outros elementos, assim poderíamos alterar este elemento para incluir a marca do carro; além do motor adicionando dois subelementos:

Fiat 1.6

Atributos

Alem de armazenar dados no corpo do elemento, podemos também armazenar dados dentro de atributos que são acrescentados juntamente com a tag de abertura de um elemento. Os atributos tem um formato:

nome: “valor”
O valor do atributo deve vir envolto em aspas simples ou duplas.

Exemplo:


E o que é RSS?

Você já deve ter visto em grandes sites um símbolo com a sigla RSS. Já é possível você ter acesso às atualizações de um site, sem ter que acessa-lo manualmente. Não é você que corre atrás da noticia e sim ela atrás de você.
Mas o que isso tem a ver com XML? Tudo! Para isso acontecer o site deve gerar um código XML com o conteúdo, e você só deve ter um agregador de RSS (interpretador).

Fontes:
- http://www.weblivre.net
- trechos de Thiago Cruz, graduando em Administração de Sistema de Informação e certificado pela Microsoft.

Por hoje é só galera.

Até mais.

Emmanuel

Comentários do artigo [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Para adicionar um comentário você deve efetuar o login


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010