Na manhã de hoje (13/06), foram aprovados pela ICANN (Corporação da Internet para Atribuições de Nomes e Números) diversos novos domínios TDLs. Os domínios aprovados poderão substituir os que já estamos acostumados como ‘.com’, ‘.net’, ‘.org’, entre outros.
Alguns dos domínios aprovados foram: ‘.google’, ‘.porn’, ‘.cloud’, ‘.gay’, ‘.buy’, ‘.green’, ‘.mcdonalds’ e ‘.microsoft’. Esses são só alguns da centena de domínios que foram aprovados, pois segundo a ICANN, a corporação recebeu 1.930 pedidos de registro de novos domínios, sendo 166 deles não encontrados no alfabeto latino.
Empresas brasileiras também tiveram suas solicitações aprovadas, entre elas a rede de postos Ipiranga, a operadora de telefonia celular Vivo, os bancos Bradesco e Itaú, a rede Globo e o provedor UOL.
O período para solicitações de registros de domínios aconteceram de janeiro a maio deste ano. Até o final do ano a ICANN deve avaliar as solicitações, que devem estar liberadas para uso no primeiro semestre de 2013.
O registro de cada novo domínio custa US$ 185 mil e anuidade da manutenção sai por mais US$ 25 mil. Nos casos em que houver mais de uma solicitação pelo mesmo domínio e ambas as partes tiverem legítima justificativa, será realizado um leilão.