Hoje pela manhã o Google atualizou o relatório contendo os pedidos de remoção de conteúdo em seus serviços de resultados. De acordo com o relatório, houve um aumento alarmante nos últimos seis meses em relação ao número de pedidos de censura.
Entre os países, o Brasil é o que mais solicita ao Google a remoção de conteúdos. Entre julho e dezembro do ano passado, foram enviados 194 pedidos do Brasil ao Google. Entre os números, 54% destes pedidos foram atendidos pelo gigante da tecnologia. Segundo o relatório, o alto número de pedidos do Brasil em relação aos outros países é por conta da popularização do Orkut no país.
Ainda de acordo com o relatório, a maioria dos pedidos é em relação a conteúdo difamatório, falsificação de identidade e ofensa religiosa.
O relatório começou a ser gerado em 2010, como uma forma de transparência entre os servidores do Google e os governos. No último e atual relatório, o Google classificou a situação como “alarmante”, devido ao risco contra a liberdade de expressão, já que muitos pedidos foram feitos por países não associados com a censura.