A versão final do Windows 8 ainda nem saiu, mas muitos já têm se ‘arriscado’ a iniciar o uso do novo sistema operacional da Microsoft. Entre os usuários ‘beta’ do Windows 8, muitos têm estranhado a sua interface Metro, pois é bastante diferente de todas as outras versões lançadas anteriormente pela Microsoft.
Uma das mudanças mais notórias no Windows 8 é a ausência do clássico botão ‘Iniciar’ na barra de ferramentas, que estava presente em todos os sistemas da Microsoft desde o Windows 95. A ausência causou grande discussão e insatisfação entre os usuários do Windows. Para conter a situação, a Microsoft resolveu explicar por que acabou com o clássico botão.
A explicação de Chaitanya Sareen, um dos chefes de desenvolvimento do Windows 8, é que isto é uma tendência. Segundo o mesmo, a tendência já havia sido vista no Windows 7, onde os usuários estão indo cada vez menos ao ‘Menu Iniciar’, pois começou a existir uma adoção incrível da fixação dos aplicativos na barra de ferramentas (como acontece no Mac OS), caindo drasticamente o uso do ‘Menu Iniciar’. Para embasar a decisão, Sareen afirmou que o uso de vários itens do ‘Menu Iniciar’ do Windows 7 caíram em mais de 50%.
O Windows 8 continua sem data de lançamento, mas a previsão ainda é a mesma, espera-se que em outubro o sistema operacional chegue ao mercado.