Certo tempo atrás, o Google anunciava o Google Glass, um produto bastante inovador. E com ele, criava-se um novo mercado, que muitos afirmavam que não vingaria. Mas parece que o mercado começa a ganhar forma, gerando até uma possível concorrência com o recente anúncio feito pela Olympus.
Em seu anúncio, a Olympus apresentou o Meg 4.0, o seu óculos de realidade aumentada. O anúncio vem a pouco mais de uma semana após a apresentação do Google Glass na conferência Google I/O.
O protótipo chegou a ser considerado bizarro por alguns, devido a Olympus ter feito somente as hastes. Seria necessário usar um óculos normal e o Meg 4.0 por cima dele. As hastes, que mais parecem cabos de barbeador são bem estranhas e ainda possuem um suporte transparente para as orelhas.
O modelo pesará 30g e será capaz de expor uma imagem virtual diante do usuário de 320x240 pixels. Ainda é necessária uma conexão Bluetooth com um tablet ou smartphone, o que não é necessário nos óculos do Google, que trabalha de forma independente. Já a bateria, tem uma duvidosa duração de 8h, pois a empresa testou o protótipo em apenas 15 segundos a cada 3 minutos.O Meg 4.0 também tem um acelerômetro, para saber a direção que o usuário está olhando, mas tem a desvantagem de não possuir uma câmera como a do Google Glass, que possibilita a captura de foto ou vídeo.
O Meg 4.0, que pode ser vendido para outra companhia, ainda não tem data de lançamento, nem preço revelado.