Cada vez mais os rumores sobre o ‘Facebook Phone’ ganham força. Desta vez, a agência de notícias Bloomberg afirmou que o Facebook trabalha em parceria com a taiwanesa HTC no desenvolvimento de um smartphone próprio da rede social. O lançamento que era pretendido pelas companhias ainda este ano, foi adiado para o meio do próximo ano, para o desenvolvimento de outros projetos da HTC.
Além disso, o aparelho pode ter um sistema operacional modificado, pois segundo a Bloomberg, o Facebook contratou uma equipe de engenheiros vindos da Apple e Palm, que estariam criando um sistema operacional modificado para o dispositivo, mas ainda não se tem ideia qual plataforma seria. Estes mesmos engenheiros estariam trabalhando também para melhorar o aplicativo da rede social para o iPhone.
Mais da metade dos 900 milhões de usuários do Facebook acessam a rede social via aparelhos móveis, mas o número de vendas de publicidade em celulares é bastante baixo. O lançamento do celular pode ajudar a rede social a amenizar a pressão na rentabilidade de anúncios mobile, pois provavelmente atrairia anunciantes, amenizando também a queda das ações da empresa.
Este não seria o primeiro smartphone da HTC com foco no Facebook. No início do ano passado, a companhia taiwanesa lançou dois celulares no mercado: o HTC Status e o HTC Salsa, ambos com um botão dedicado para compartilhamento no Facebook.
Nenhuma das duas empresas envolvidas deu qualquer confirmação sobre o aparelho, o que ainda deixa a dúvida se o Facebook Phone vai se tornar realidade mesmo.