História
Lançado em 1996, o Hotmail foi comprado pela Microsoft logo no ano seguinte, e o serviço passou a ser um dos maiores servidores de e-email da web, sendo o primeiro e-mail de muitos usuários e assim tornando-se um dos mais populares. Mas nem toda essa história salvou o Hotmail, e a Microsoft anunciou que estará substituindo o Hotmail pelo Outlook.com como seu serviço de e-mail principal.
A mudança feita pela Microsoft é recorrente das perdas de mercado que o Hotmail vem sofrendo devido ao crescimento do Gmail, serviço de e-mail do concorrente Google. Com a substituição, a Microsoft tenta conquistar os usuários das redes sociais com o novo portal Outlook.com.
O Hotmail não deixará de existir e os usuários não serão obrigados a mudar seus endereços do e-mail para o Outlook.com, pelo menos por enquanto. No entanto, a conta do usuário passará a ser uma conta do Outlook.com.
Novidades
A maior novidade que o Outlook trará aos usuários é a integração social. O Outlook irá importar seus tweets mais recentes e as atualizações do Facebook junto com os links para as páginas do perfil. Será permitido também: curtir, comentar e dar retweet diretamente do Outlook. Além disso, o usuário que optar fazer a transição, irá perceber logo de cara um novo design, semelhante ao do Windows 8.
O curioso é que o Hotmail ainda é o líder do mercado com uma fatia de 36% do mercado e é o serviço de e-mail mais usado do mundo, com 324 milhões de usuários. Contudo, tem perdido muitos usuários desde o lançamento do Gmail, que alcançou 31% do mercado no mês passado. Outro que está na briga é o Yahoo Mail, mas que se mantém estagnado com 32% dos usuários de e-mail.