
Nos últimos meses, vimos a Apple adquirir várias empresas que poderiam agregar valores aos seus produtos. Desta vez, a empresa da maçã está quase finalizando a compra da AuthenTec, produtora de sensores biométricos minúsculos e que tem seu nome ligado a nomes conhecidos do mercado da tecnologia, como a Fujitsu, HP, Lenovo, LG, e a arquirrival Samsung.
Não é de hoje que a Apple tem interesse na companhia japonesa, desde 2011 as duas empresas já se relacionam e têm acordos no sentido de desenvolvimento de tecnologias, por isso é bem possível que o próximo modelo do iPhone possa vir com a tecnologia biométrica desenvolvida pela AuthenTec.
A nova versão do sistema operacional da Apple, o iOS 6, traz um novo recurso que funciona como uma carteira digital, o Passbook, onde o usuário precisaria somente aproximar o smartphone no caixa para efetuar um pagamento, o que seria algo revolucionário e bastante prático para muitos usuários. A tecnologia japonesa entraria em ação na hora de confirmar o pagamento, onde o usuário teria que inserir a sua digital no sensor para confirmar o pagamento.
O que preocupa nesta tecnologia é a questão da segurança, pois em caso de perca ou roubo do smartphone, outros indivíduos poderiam tranquilamente efetuar pagamentos no nome do titular do smartphone. Devido a isso, aumentam os rumores sobre a inclusão do sensor de digitais já no novo iPhone. Os sensores são tão pequenos que chegariam a caber no botão Home do iPhone.
A tecnologia de sensor biométrico já é comum nos notebooks, mas apenas alguns smartphones possuem a tecnologia, como a linha de smartphones Regza, que a Fujitsu fornece à operadora japonesa NTT DoCoMo, que traz um sensor da AuthenTec na parte traseira.
Caso as negociações sejam encerradas e a venda concretizada, a Apple estará desembolsando cerca de 356 milhões de dólares pela AuthenTec, uma das maiores aquisições feitas pela Apple.