Na corrida entre as operadoras pela conexão 4G no Brasil, a Claro saiu na frente e anunciou as três primeiras cidades que receberão a tecnologia no país. As cidades escolhidas foram Búzios e Paraty no Rio de Janeiro e Campos do Jordão em São Paulo. Segundo a operadora, a tecnologia será operada em caráter experimental nestes municípios.
O anúncio aconteceu durante o eventoQualcomm IQ 2012 em São Paulo. Na presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Claro, Carlos Zenteno anunciou que as cidades receberão a rede na frequência licenciada de 2.5 GHz. Zenteno disse ainda que a expectativa é de expandir a rede até abril de 2013 para as cidades-sede da Copa das Confederações, que ocorrerá em junho do próximo ano nas cidades de Belo-Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Após isso, outras cinco cidades receberão a rede: Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre e São Paulo, todas elas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Segundo Zenteno, a escolha das cidades de Paraty, Búzios e Campos do Jordão se deu pelo fato das três serem cidades turísticas, dando a oportunidade da operadora mostrar o serviço para os consumidores de outras cidades.
A rede 4G permitirá aos usuários um acesso móvel à Internet em velocidades de até 100 Mbps, e segundo a Claro já foram obtidas velocidades de 30 Mbps nos testes iniciais.