A partir de hoje, dia 24 de agosto até o dia 30 de outubro, a Oi está proibida de cobrar as ligações feitas através de orelhões em 1740 cidades. A decisão foi tomada pela Anatel devido a má qualidade dos serviços prestados pela empresa de telefonia, estando muitos destes orelhões indisponíveis para o uso ou com problemas. Alguns dados apontam que a operadora não consegue manter 90% dos aparelhos em funcionamento.
A decisão é válida para municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe. Não serão cobradas somente as ligações feitas para números fixos.
Em 740 municípios, a decisão da Anatel é ainda mais rígida, o período de ligações gratuitas vai até o dia 31 de dezembro.
E não para por aí, segundo o relatório da Anatel desta semana, a operadora pode ter as vendas do serviço de banda larga suspensas também, devido a prática da venda casada, quando a comercialização de um produto ou serviço está condicionada ao fornecimento de outro produto ou serviço, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.