Em evento realizado nesta manhã na cidade de Nova York, a Nokia acabou com todo o suspense, as especulações e anunciou dois novos smartphones da família Lumia: o Lumia 820, um smartphone mais intermediário e o Lumia 920, novo carro chefe da empresa e sucessor do Lumia 900, lançado no início do ano. Ambos com Windows Phone 8.
O Nokia Lumia 920 vem equipado com um processador dual-core Snapdragon S4 de 1,5 GHz (Krait); tela de 4,5 polegadas ‘PureMotion HD+’ com 1280 x 768 pixels (WVGA), que promete uma resolução melhor que a HD; câmera de 8 MP com a tecnologia PureView; bateria de 2.000 mAh e tudo isso rodando com o Windows Phone 8. Além disso, o smartphone vem com 4G LTE, Wi-Fi, Bluetooth, GPS, NFC, armazenamento interno de 32 GB e pesando 185 gramas.
Quanto aos rumores sobre o carregamento sem fio da bateria, eles estavam certos. A Nokia terá seus próprios acessórios disponíveis para venda, inclusive um carregador Fatboy, estilo ‘travesseiro’. O Lumia 920 é compatível com o padrão Qi, o que provavelmente permitirá carregá-lo em locais públicos no futuro.
Segundo Tony Cripps, analista da Ovum, a estratégia da Nokia em melhorar câmera, design descolado e tornar o aparelho queridinho entre os consumidores é razoável, pois no mercado atual está cada vez mais difícil encontrar grandes diferenças entre os smartphones.
A Nokia não divulgou o preço nem a data de lançamento do aparelho, mas deverá ser lançado no último semestre do ano em mercados selecionados.