Depois de seis anos liderando o mercado mundial de fabricantes de computadores, a HP não é mais a maior fabricantes de PCs do mundo. A companhia norte-americana apresentou uma queda nas vendas do último trimestre e acabou sendo ultrapassada pela Lenovo. Segundo números da Gartner, a empresa chinesa comercializou 13,77 milhões de computadores no último trimestre, enquanto a HP apresentou 13,55 milhões de unidades vendidas.
A ascensão da Lenovo reflete o avanço das empresas chinesas de tecnologia. Empresas como Lenovo, Acer e outras fabricantes estão tomando o lugar das empresas norte-americanas, resultado dos preços competitivos e do crescimento no mercado chinês.
A liderança da Lenovo não é nenhuma surpresa, a companhia chinesa já vinha demonstrando um grande crescimento no mercado, estando presente ao lado das grandes companhias em vários relatórios de mercado. Além disso, a Lenovo comprou a brasileira CCE há apenas algumas semanas, aumentando consideravelmente a sua presença no mercado.