Aproveitando as mudanças de segurança da informação que o Facebook realizou, o Instagram também publicou a sua nova e polêmica política de privacidade. De acordo com os novos termos, a rede social passa a ter direito comercial sobre as fotografias postadas pelos usuários, podendo inclusive vendê-las para terceiros sem que haja qualquer repasse de verba para os autores das fotos.
Com um post em seu blog oficial, a empresa explica que as mudanças foram feitas para que as informações possam ser compartilhadas mais facilmente entre a rede de fotografia e o Facebook. As mudanças também são um passo para a introdução de publicidade no serviço.
Ainda não há qualquer confirmação de que algo assim acontecerá, mas é uma possibilidade permitida pelos novos termos.
A nova política do Instagram causou revolta nos usuários da rede social. Um deles foi Noah Kalina, o fotógrafo que registrou o casamento de Mark Zuckerberg e Priscila Chan, que se manifestou publicamente, ameaçando sair da rede socia e levar com ele vários amigos.
As mudanças nos termos de uso e na política de privacidade do Instagram começam a valer a partir de 16 de janeiro de 2013. Os usuários que continuarem a usar o serviço a partir desta data terão que concordar.