Depois da
Kia anunciar o Google Maps em seus carros, foi a vez da Ford anunciar na CES 2013 o lançamento de um programa de desenvolvedores (Ford Developer Program) para atrair produtores de software interessados em desenvolver aplicativos para seus carros.
A Ford diz ter formado nove novas parcerias com desenvolvedores de aplicativos de suas três categorias de apps: "Notícias e Informações", "Música e Entretenimento" e "Navegação e Localização", todas rodando na plataforma “SYNC AppLink”, usada em vários automóveis da montadora.
O sistema App Link foi lançado em 2007. Suas funcionalidades eram basicamente permitir ao motorista controlar o celular e a música via voz, para que o motorista pudesse usar as ferramentas sem tirar os olhos da pista. A ideia de abrir para os desenvolvedores pode adicionar funcionalidades para o sistema de controle e tornar os aplicativos já conhecidos mais seguros.
Atualmente, a Ford conta com 64 apps ativados por comandos de voz para os veículos da linha Sync com smartphones compatíveis nas plataformas Android, BlackBerry e iOS. Segundo um representante da montadora, o programa chega a países da América do Sul no fim deste ano.
Via
Estadão