Um dos países com maior restrição a liberação de uso da rede mundial de computadores, a Coreia do Norte está diminuindo a pressão nas regras de uso de celulares para estrangeiros. Quem for ao país, agora, pode usar os seus aparelhos telefônicos sem problemas.
Mesmo com as novas regras, o uso ainda não é totalmente livre. Os celulares não poderão ligar para números locais, somente internacionais (exceto embaixadas e hotéis internacionais instalados no país). A telefonia móvel dos norte-coreanos é programada para funcionar em outra frequência. Telefones via satélite ainda estão proibidos.
As restrições se estendem. Os estrangeiros não têm acesso à internet móvel. Somente os norte-coreanos podem utilizar a transmissão de dados (de forma limitada, pois a navegação pela web não é liberada. Os estrangeiros só acessam o jornal estatal).
Acreditem, antes da mudança nas leis, muitos estrangeiros optavam por deixar os aparelhos na China antes de prosseguir viagem. Nem mesmo o presidente do Google, Eric Schmidt, escapou do procedimento quando visitou o país recentemente.