A RIM, que agora não é mais RIM, passa agora a se chamar BlackBerry, anunciou agora há pouco o BlackBerry 10, a nova versão do seu sistema operacional móvel. A interface totalmente renovada, traz o foco em multitarefa e como principal novidade: o BlackBerry Hub, uma central de notificações que pode ser acessada a qualquer momento e centraliza informações dos seus aplicativos, contas de email, tweets e publicações do Facebook e LinkedIn.
Os dois primeiros aparelhos com BlackBerry 10 são o BlackBerry Z10 e o BlackBerry Q10. O primeiro totalmente touchscreen e o segundo com teclado físico QWERTY, feito para os usuários mais conservadores da plataforma.
O BlackBerry Z10 possui tela touchscreen de 4,2 polegadas com resolução de 1280×768 pixels, processador dual-core de 1,5 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno (com expansão por microSD de até 32 GB), câmera de 8 MP com gravação de vídeo em 1080p e frontal de 2 MP. Também há Wi-Fi, GPS, Bluetooth e NFC.
O BlackBerry Q10 tem teclado físico QWERTY e tela de 3,1 polegadas com resolução de 720×720 pixels. Assim como o BlackBerry Z10, o Q10 possui um processador dual-core de 1,5 GHz e 2 GB de RAM. A traseira é formada por um material diferenciado que promete ser mais fino, mais leve e mais forte que um plástico. O aparelho será vendido nas cores preto e branco.
Outro anúncio feito foi a nova loja de aplicativos BlackBerry World, que estreia com 70 mil aplicativos que podem ser baixados e instalados pelos futuros proprietários do BlackBerry 10.
O BlackBerry 10 tem uma dura missão: reconquistar os usuários que perdeu nos últimos anos com a ascensão dos concorrentes Android e iOS, o que não será nada fácil.