A Apple perdeu definitivamente o direito de usar o nome ‘iphone’ para smartphones no Brasil. A decisão será anunciada oficialmente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no dia 13 de fevereiro. A decisão levou em conta o fato de que o registro do nome no País pertence à Gradiente desde 2008. A IGB Eletrônica, dona da Gradiente, entrou com o pedido em 2000.
Embora o nome ‘iphone’ seja reconhecido mundialmente como da Apple, “o critério maior é de quem pediu primeiro e eles pediram em 2000″, explicou a assessoria. “Uma empresa precisa registrar sua marca em todos os países”.
A Apple conseguiu junto ao INPI o direito de usar a marca ‘iphone’ para vestuário, calçados e chapelaria. Entretanto, reitera que a requisição de usar ‘iphone’ para dispositivos eletrônicos será devidamente negada.
Nos EUA, a Cisco detinha a marca ‘iphone’ quando o aparelho foi lançado no mercado estadunidense. A Apple de teve que fechar um acordo com a produtora de soluções de rede, entre outros artigos.