O governo determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) dê agilidade a implementação da Tv digital para liberar novas frequências para o serviço de internet móvel de quarta geração.
O decreto publicado pelo Ministério de Comunicações, refere-se à faixa de 700 megahertz, atualmente utilizada pelos canais de televisão analógicos e usada nos Estados Unidos para a internet 4G.
A Anatel deverá executar estudos de viabilidade para usar esta frequência e iniciar os processos administrativos necessários que conduzam a uma futura licitação.
No ano passado o governo realizou uma licitação para oferecer internet 4G com uma frequência de 2,5 gigahertz nas doze cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014. Essa frequência oferece uma qualidade maior do que a de 700 megahertz, mas é mais cara e sua cobertura é menor, por isso não é adequada para áreas rurais.
As primeiras redes de 4G já estão funcionando em Recife, em Pernambuco, e em algumas cidades pequenas do Rio de Janeiro, onde as operadoras realizaram seus testes.
Ao realizar a licitação, o governo colocou como condição o oferecimento de cobertura primeiro nas seis cidades que serão sedes da Copa das Confederações: Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.