O Opera anunciou que iria trocar a engine dos navegadores aos poucos e lançou a uma versão beta de um browser baseado em Webkit para Android.
A mudança é notória assim que você abre o Opera Browser beta, que agora está mais parecido com a versão para desktops. A interface está completamente diferente, com a aba em branco dividida em três partes: Histórico, Discagem Rápida (o Speed Dial) e Descobrir.
Mais fácil para acessar o browser, ícones diferentes, leitor de RSS são algumas das novidades, mas não são só esses três recursos que tornam o Opera Browser beta bem interessante. O navegador ainda traz o “sucessor” do “Opera Turbo”, batizado de “Modo Off-road”, que aparece dando um toque no símbolo da no canto superior direito da tela.
Este recurso deve acelerar a navegação em smartphones e tablets com conexões mais lentas e ainda poupar o uso de dados, desabilitando o carregamento de imagens maiores e “apelando” para o cache – o que pode fazer o novo Opera ocupar bastante espaço na memória.
Entre outras ferramentas que aparecem ao tocar no símbolo do navegador, há uma que permite compartilhar as páginas rapidamente nas redes sociais, via e-mail ou mesmo SMS.
O navegador, claro, ainda preserva funções dos outros dois baseados em Presto, como o gerenciador de downloads “embutido” e o bloqueador de pop-ups.
O Opera Link sincroniza o Speed Dial e os favoritos do usuário para que ele os tenha à disposição em quaisquer aparelhos.
O Opera Broswer beta, por ser uma versão de testes, ainda apresenta alguns bugs, no entanto, as falhas devem ser corrigidas até o lançamento oficial, que ainda não tem uma data definida.
Veja o vídeo de apresentação.