Olá! Saturday, 19 de September de 2020.



Notícias CódigoFonte.net
Monday, 01 de April de 2013

Os 37 anos da Apple: conheça um pouco da sua história

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Há exatamente 37 anos atrás, em Cupertino - no Vale do Silício que existia na Califórnia - o trio Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronaldo Wayne criaram a famosa Apple. Wozniak era aficionado por eletrônica e tinha criado parte das Blue Boxes que existiam na época. A partir desses conhecimentos, eles começaram a produzir computadores em miniatura em uma garagem, e esse foi o primeiro passo para revolucionar a tecnologia.

Steve Wozniak foi o primeiro desenvolvedor da empresa. Antes da Apple, ele trabalhou na HP, emprego que o auxiliou a entender sobre engenharia e tecnologia. Já Steves Jobs, trabalhou um tempo como desenvolvedor da Atari, mas descobriu que era melhor, fazendo marketing e auxiliando na criação de produtos.

Com o objetivo de tirar o monopólio da computação das mãos da IBM, a maior empresa na época, o trio desenvolveu o Apple I, um kit de eletrônica que permitia que o cliente construísse sua própria máquina, inaugurando a empresa e a era de computadores pessoais.

Um ano depois, em 1977, a empresa, agora liderada por Steve Jobs, decolou com o lançamento do Apple II, ganhando investidores e criando uma máquina que conseguia rodar programas gráficos, jogos eltrônicos e utilitários. Em 1979, conheceu a Xerox e passou a copiar o sistema de interfaces que funcionava com mouse em novos projetos.

Em 1984 surgiu o primeiro Macintosh, com interferência direta de Steves Jobs, que estimulou dispustas entre a equipe do Mac e um computador concorrente, o Lisa, dentro da própria Apple.

Em 1983, pouco antes do lançamento do Mac, Steve Jobs contratou um executivo chamado John Sculley. Porém, as vendas do Macintosh não estavam boas e a gestão de Jobs muito centralizadora. Entao, em 1985, Sculley decidiu demitir Jobs.

John Sculley conseguiu levantar a bola da Apple até 1990. Com apostas em câmeras digitais e players de áudio, a empresa começou a perder relevância. A partir disso, Sculley não permaneceu no cargo de CEO por muito tempo.

Em 1993, Michael Spindler assumiu a presidência, mas não ficou muito tempo e cedeu espaço à Gil Amelio em 1996. O novo CEO decidiu comprar a NeXt e, dessa forma, trouxe Steve Jobs de volta, primeiramente como consultor. Aos poucos, Jobs assumiu novamente uma posição central na Apple.

Antes de morrer em 2011, Steve Jobs expandiu a Apple para além da computação pessoal e fez a empresa revolucionar em outras áreas. Em 2001, anunciou o MP3 player iPod junto com a loja iTunes. Em 2007, lançou o iPhone, popularizando as superfícies sensíveis ao toque.

Em 2010, revelou um protótipo de iPhone que funciona como um tablet e, dessa forma surgiu o iPad, provocando uma transformação na computação. Com alto custo no mercado, os produtos da Apple são sinônimos de qualidade e eficiência.

Atualmente, a Apple está sendo presidida por Tim Cook, escolhido por Jobs para assumir o seu cargo. Além do iPhone 5 e das novas linhas de iPad e iPad mini, a empresa estuda criar gadgets de baixo custo para concorrer com a Samsung e novos produtos multimídia, como o iWatch, que é assunto de recentes rumores.


Enviado por: Alexandra Toscano

Comentários da notícia [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Enviar novo comentário:


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010