“A nova capacidade do Thunderbolt vai dobrar a velocidade máxima de downloads de dados, passando de 10 Gbps para 20 Gbps bidirecionais”. Foi o que afirmou a Intel nesta terça (9).
Com a nova versão será possível assistir a um vídeo em 4K enquanto o arquivo é transferido entre dispositivos, tudo usando o mesmo cabo Thunderbolt.
Claro que para aproveitar a velocidade de até 20 Gbps, será necessário adquirir periféricos e controladores compatíveis com a nova versão. Mas não se preocupe! Não será necessário comprar novos cabos, os atuais cabos Thunderbolt continuarão funcionando normalmente. O problema é que os novos controladores só chegarão no mercado em 2014.
Nos fase de testes, o novo controlador Thunderbolt chegou a ultrapassar a velocidade de 1.200 MB/s, o que é bem impressionante – isso é até mais rápido que os SSDs com interface SATA III, que não costumam passar dos 550 MB/s.
O Thundebolt deve continuar restrito a pequenos nichos, como profissionais que trabalham com edição de vídeos. Já que tem baixa popularidade. Infelizmente!