Os smartphones trouxeram para as mãos dos usuários muitos poderes no que diz respeito à comunicação, como os aplicativos de mensagens e chat do Facebook . Mas com isso também ganharam alguns inimigos, como as empresas de telecomunicações (teles), já que eram matéria prima das operadoras de celular as mensagens de texto.
É só ter um ponto de conexão com a internet, seja 3G (e daqui a pouco o 4G) ou wi-fi no telefone, para trocar mensagens com os amigos, compartilhar fotos, vídeos, textos e até fazer ligações.
Na Europa e na Ásia, a adoção desses aplicativos é tão alta que já se vê os baixos lucros das operadoras com o serviço de SMS. E isso vem se espalhando pelo mundo todo.
A consultoria Ovum estima que até 2016 as operadoras de telefonia móvel terão perdido US$ 54 bilhões em lucro com o desuso do SMS a nível mundial.
Até o próprio Facebook vem perdendo usuários para os aplicativos de mensagens, e a cada nova versão, esse desinteresse aumenta. Uma pesquisa do banco de investimentos PiperJaffray com 5 mil adolescentes dos EUA mostrou que o interesse pela rede social caiu 10% em um ano. E agora teles?