Olá! Thursday, 18 de July de 2019.



Notícias CódigoFonte.net
Friday, 26 de April de 2013

Brasil atende a demanda de redes de fibra em 100 Gbps

Clique para ver a imagem em seu tamanho real

Com o crescimento da banda larga fixa, a expansão do 3G e começo das operações do LTE, o Brasil precisava melhorar seu tráfego de dados já que a demanda também não para de crescer.


No País a velocidade de tráfego de dados ainda é pequena. Cerca de 10 Gbps a 40 Gbps. Para suportar transferência maior é necessário um backhaul construído com fibra ótica e aproveitando a oportunidade e antecipar a explosão da demanda no mercado, o engenheiro para desenvolvimento de redes óticas no laboratório de pesquisa da JDSU, Fred Heismann, esteve em São Paulo nesta semana para falar com operadoras e fornecedores sobre novas tecnologias de redes de 100 Gbps e 400 Gbps.


"Estamos vendo demandas particularmente das teles", diz ele, citando aplicações novas como gerenciamento de desempenho de conexões máquina-a-máquina (M2M), além da banda larga móvel e fixa.


Heismann afirma que, com a tecnologia de 100 Gbps com receptores coerentes, há funcionalidades novas para as empresas. "A característica mais importante é que os receptores são muito tolerantes. Diferente do receptor convencional, o coerente é converter todas as propriedades de luz em sinais elétricos, e o processo é capaz de remover a distorção do sinal", garante. Ou seja: há uma menor perda de pacotes na rede.


No contexto nacional, o engenheiro de sistemas (áreas metro, Ethernet e transporte de dados) da JDSU, Fabio Marchiori, diz que a tecnologia de 100 Gbps era utilizada apenas em cabos submarinos e transmissões intercontinentais. Segundo ele, a companhia está analisando e experimentando com operadoras para a implantação da maior velocidade.


A previsão da JDSU é que até 2016 o mercado mundial tenha quase 600 mil unidades de equipamentos de transmissão com capacidade de 100 Gbps, contra menos de 100 mil atualmente.

Enviado por: Jansen de Carvalho

Comentários da notícia [Novo comentário]

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Enviar novo comentário:


Gostou do CódigoFonte.net? Quer indicar a um amigo?
Preencha os campos a seguir.
Seu Nome:
Seu E-mail:
E-mail de seu Amigo:


CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010