O Google está investindo 125 milhões dólares numa empresa que presta serviço de empréstimos. Unindo quem deseja pegar emprestado à quem pode emprestar. O serviço se chama Lending Club.
Renaud Laplanche, presidente-executivo do Lending Club, explica que: “O dinheiro vai para os investidores de risco que já existem ao invés de ir para a empresa, em uma estrutura de financiamento conhecida como operação secundária.” Ele não relatou quais os investidores que estão fazendo operações de saque.
A transação valoriza o Lending Club em 1,55 bilhão de dólares, afirmou Laplanche, superior aos 550 milhões de dólares na época da última rodada de financiamento da empresa, há quase um ano.
Transações de grande escala no mercado secundário, que permitem a funcionários e outros investidores já existentes a resgatarem suas participações, estão se tornando cada vez mais comum entre as empresas apoiadas em risco, já que a idade média de uma empresa apoiada em risco no momento de seu IPO (a sigla em inglês quer dizer: oferta pública inicial) é de cerca de nove anos, segundo a National Venture Capital Association, em comparação com cerca de 5,5 anos no final de 1990.
Uma espera amarga para os investidores.