Na última sexta-feira, 10, a rede social voltada a área profissional, LinkedIn, comunicou em seu blog oficial que vai fazer mudanças na sua política de privacidade ainda nesta semana. Segundo o post, a medida visa resumir o documento do usuário e acomodar, no espaço em aberto, conteúdo patrocinado.
Para não afetar a confiança dos usuários, a empresa fez esse anúncio antecipadamente às mudanças. A ideia é evitar surpresas, embora a reação definitiva dos membros só possa realmente ser avaliada, como boa ou ruim, quando for apresentado o novo texto da política de privacidade.
O post no blog informa que a nova política de privacidade será apresentada numa página que também será convertida em um Privacy Portal, uma central onde os usuários poderão acessar e controlar os seus dados na rede social. "Assegurar mais clareza, consistência e controle sobre seus dados pessoais continua a ser a nossa mais alta prioridade".
David Jacobs, diretor do projeto de privacidade no Electronic Privacy Information Center, publicou um artigo no site The Motley Fool, dizendo: "algumas mudanças poderão ser benéficas, como dar aos usuários melhor acesso a seus dados. Mas acho que quando dizem 'clarificar e simplificar políticas de privacidade' é geralmente outra maneira de dizer 'dar a nós mesmos o direito de aumentar a exploração comercial sobre seus dados', mas vamos ter de esperar e ver".
Veja aqui umvídeo explicativo sobre as mudanças.