
Depois de toda aquela polêmica envolvendo o governo dos EUA e o seu “serviço de espionagem ultra-secreto”, duas gigantes do mercado de tecnologia podem se envolver nos planos do governo norte-americano e assinar um contrato para fornecer um sistema de computação em nuvem à CIA, agência de inteligência dos Estados Unidos.
As gigantes são: Amazon e IBM. Ambas disputam o contrato de fornecimento de um sistema em cloud para a CIA no valor de US$ 600 milhões. A companhia que conseguir o contrato, armazenará informações bastante importantes e até mesmo sigilosas.
A IBM já está acostumada a fornecer serviços como computadores, software e know-how aos serviços de inteligência e militar dos EUA. Por outro lado, a Amazon possui um portfólio com grandes clientes que lidam com questões de alta segurança.
Inicialmente, a CIA havia escolhido a Amazon para prestar tais serviços, no entanto, o Escritóriode Prestação de Contas do Governo dos EUA, recomendou que as negociações fossem reabertas, reconsiderando a IBM. Com isso, a agência de inteligência dos EUA tem 60 dias para decidir se irá ou não negociar com as duas empresas.