
A Huawei declarou que está aberta a negociações para comprar a Nokia. A declaração foi feita pelo presidente do grupo de negócios de consumo da Huawei, Richard Yu, ao jornal Financial Times. Richard Yu afirma que a companhia chinesa está considerando esse tipo de aquisição para ajudar na expansão de seus negócios em smartphones.
A Huawei é hoje a terceira maior fabricante de smartphones do mundo, atrás apenas da Apple e Samsung. Isso porque a empresa chinesa já tem boa parte do mercado local (asiático) de celulares, mas não tem uma boa presença no mercado ocidental. A Nokia seria uma ótima candidata para que a Huawei possa decolar neste mercado e bater de frente com a Apple e a Samsung.
É claro que a transação não sairá do lugar se não houver o interesse dos acionistas da Nokia, mas esta é uma possibilidade que não podemos descartar depois dos recentes movimentos da Huawei no mercado. Exemplo disto foi o lançamento do
Ascend P6, o smartphone mais fino do mundo e com status de topo de linha.
Após a declaração de Richard Yu, as ações da Nokia chegaram a disparar em 11%, mas se estabilizaram em uma alta de cerca de 3%.