A Nokia anunciou a compra da participação da Siemens na joint venture Nokia Siemens Networks e a partir de agora, assumirá o controle total do negócio, que é dedicado ao fornecimento de estrutura e equipamentos para redes fixas e móveis de comunicação.
Aos olhos de muitos, a aquisição pode parecer um bom negócio ou mostrar um crescimento da Nokia, sendo que o movimento da companhia filandesa para comprar parte da Siemens colocou ainda mais tensão sobre o negócio já pressionado e deficitário de telefonia móvel da Nokia, o que pode comprometer o caixa da empresa no ano que vem.
O negócio foi visto pelos analistas como rentável, bom potencial e até mais barato que o especulado, mas na verdade, o negócio não é rentável o suficiente para cobrir perdas na unidade de telefonia móvel.
O acordo ainda não teve a aprovação dos órgãos reguladores, mas deve ser fechado ainda no terceiro trimestre deste ano. No entanto, desde já, as dúvidas sobre o futuro da Nokia, que já chegou a ser líder absoluta do mercado por mais de 17 anos, surgem.