Um estudo feito pelo IDC mostrou que no primeiro trimestre deste ano foram vendidos 1,3 milhão de aparelhos no Brasil, número superior ao total vendido no ano de 2011, que foi de 1,1 milhão unidades. Já neste mesmo período do ano passado, 493 mil aparelhos foram vendidos, quase três vezes menos que este ano.
A popularização dos tablets afetou diretamente nas vendas de PCs. No primeiro trimestre de 2012, vendia-se um tablet para cada oito computadores. No primeiro trimestre deste ano, a proporção foi de um tablet para cada três PCs. Segundo a IDC, uma razão importante para esse crescimento é a chegada de modelos mais baratos, de até 200 reais, às lojas.
Na pesquisa, o Android foi apontado como o gigante do mercado brasileiro. O sistema operacional do Google está presente em 89% dos tablets vendidos no primeiro trimestre deste ano.
A IDC prevê que o mercado brasileiro de tablets termine 2013 com 5,9 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 81% em relação aos 3,3% de tablets vendidos no ano passado.