Não é nenhuma novidade que por trás do Youtube há uma grande infraestrutura para suportar a demanda dos usuários, mas as parcerias com as operadoras e telefônicas têm sido um caminho mais fácil para enriquecer a experiência do usuário no grande setor do momento: o mobile.
Desde que deixou de ser exclusivo para PC e passou a se aventurar no mundo móvel, o YouTube experimentou diferentes níveis de sucesso. Seja com devices como o iPhone, seja em set-top boxes e videogames, a empresa consegue hoje uma penetração maior.
Atualmente, o usuário não tem o poder de escolha na resolução de vídeo quanto a plataforma mobile, e acaba acontecendo da seguinte forma: 144p para Edge, 240p para 3G e 460p para 4G. A intenção do Youtube é deixar a escolha livre ao usuário e poder oferecer até uma qualidade de 720p também no mobile, para isso as parcerias com as operadoras seria fundamental e de extrema importância.
O Google já está experimentando um sistema adaptável que configura a resolução de acordo com a qualidade da rede disponível. Adotado inicialmente no sistema operacional Android, o modo de qualidade dinâmica estará disponível em breve também para iOS.