O diretor de conteúdo do Netflix, Ted Sarandos, afirmou que os novos filmes deveriam chegar ao serviço de streaming no mesmo dia em que chegam às grandes redes de cinema.
Segundo o executivo, os donos das redes de cinemas impedem a competição e a inovação no mercado, pelo fato de acordarem com o longo intervalo do lançamento nos cinemas até a chegada do filme em DVD e Blu-ray.
Em resposta à Sarandos, o presidente da Associação Nacional de Donos de Cinema dos EUA, John Fithian, disse que “o único negócio que seria ajudado pelo lançamento simultâneo com o Netflix é o Netflix. Se Hollywood fizer o que Sarandos sugere, não sobrariam muitos filmes para os clientes do Netflix ou qualquer outra pessoa.”
Para Greg Ireland, analista de entretenimento da IDC, o discurso do executivo do Netflix chega em meio a um tempo de mudanças na maneira em como o vídeo é consumido, pois de acordo com ele “estamos em meio a uma transformação na maneira como acessamos o conteúdo, com novas tecnologias como tablets, smartphones, consoles de games, e smart TVs. Esperamos que o conteúdo esteja disponível em todos eles.”