
Há algum tempo atrás falamos por aqui sobre a
venda da divisão de celulares da Nokia para a Microsoft. Insatisfeitos com a venda, alguns funcionários da Nokia deixaram a companhia finlandesa e então criaram a Newkia, que hoje já possui CEO e até planos de lançar um smartphone com Android.
A companhia está sediada hoje em Cingapura e quem está à frente da companhia é Urpo Karjalainen, que já trabalhou na BlackBerry e na Nokia. Segundo a Newkia, Karjalainen é "o mais bem-sucedido executivo do setor de tecnologia móvel da Ásia".
Thomas Zilliacus, um dos fundadores e diretores da “Nova Nokia” disse que a empresa foi criada “literalmente no dia em que a Nokia vendeu seu setor de telefones para a Microsoft. Foi o dia em que a Nokia morreu na Finlândia e a nova Nokia nasceu como Newkia”. Segundo ele, a proposta da empresa é refazer os passos da companhia finlandesa para corrigir os erros do passado. O principal deles, na opinião dos fundadores, é a adesão ao Windows Phone.
De acordo com Zilliacus, o primeiro celular da companhia já está em desenvolvimento. No entanto, não há nenhuma informação sobre ele.