De acordo com a IDC, empresa especialista em pesquisa de mercado, as vendas de tablets no Brasil no terceiro trimestre tiveram uma queda de 2% sobre os três meses anteriores, apesar da queda de preços dos aparelhos. Foi a primeira vez em que esse mercado registrou uma queda na comparação entre trimestres consecutivos.
Segundo a IDC, uma das hipóteses para a queda poderia ser um efeito sazonal: o segundo trimestre, marcado pelo dia das Mães, seria mais forte que o terceiro. Outra explicação seria a venda de 600 mil unidades para o MEC no segundo trimestre. Já em comparação com o mesmo terceiro trimestre do ano passado houve crescimento de 134%.
O Android continua sendo o sistema operacional predominante nos tablets vendidos no Brasil, estando presente em 95% das unidades comercializadas entre julho e setembro do corrente ano.
Para este quarto e último trimestre de 2013, a IDC espera que sejam vendidos 2,6 milhões de tablets no Brasil, devido ao Natal e a Black Friday. Totalizando no ano inteiro de 2013, 7,9 milhões de unidades comercializadas. Para 2014 a expectativa é de que o País supere 10 milhões de tablets vendidos.