Dois americanos abriram um processo contra o Facebook sob a acusação de que a rede social intercepta mensagens privadas de seus usuários com o objetivo de vender os dados coletados para anunciantes e profissionais da área de marketing.
Essa ação, chamada de "scaner invasivo", ocorre sempre que um usuário envia links externos a outro usuário pelo sistema de mensagens do Facebook. A partir daí, a rede social verifica o conteúdo da conversa e segue a URL para coletar informações que ajudem a compor o perfil do remetente.
Para os advogados dos autores do processo, esse "é um mecanismo do Facebook que reúne clandestinamente dados em um esforço de melhorar seus algoritmos de marketing e aumentar sua capacidade de lucrar com os dados sobre os usuários".
O processo alega que a interceptação é feita sem divulgação e consentimentos dos usuários, além de ferir a promessa da rede social de oferecer segurança.
Se o pedido for acatado, a rede social terá que pagar cerca de US$ 10 mil para cada um dos usuários dos Estados Unidos.
Um porta-voz do Facebook, ao ser questionado sobre a acusação, disse que as alegações não têm "mérito". Só nos resta esperar para ver como será o desfecho desse fato.
CodigoFonte.net » Meu Mural » Competiva - Criação de Sites » Todos os Direitos Reservados © 2002/2010 |