Na próxima terça-feira (8), a Microsoft deixará de prestar suporte ao Windows XP. Com isso, a companhia não fornecerá mais ajuda por telefone para usuários do sistema operacional e não irá mais lançar atualizações de segurança corrigindo falhas.
Um lado preocupante do fim deste suporete é de uso do Windows XP em ambiente profissional. Lançado em 2001, o sistema foi um dos mais bem sucedidos da Microsoft e está presente em diversas empresas e em muitos caixas eletrônicos.
De acordo com dados da Reuters, no mundo todo, 95% dos caixas eletrônicos rodam o Windows XP. Para Fábio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab, este é um número muito grande de máquinas que estarão correndo riscos de segurança a partir da próxima semana, pois a falta de atualização de segurança para o sistema deixará portas abertas para cybercriminosos.
O fim do suporte para Windows XP vem sendo falado pela Microsoft desde 2007 e a única maneira de proteger um computador após o fim do suporte é a atualização do Windows para uma versão mais nova.